PT

Street Fighter 30th Anniversary Collection – Retrospectiva de Street Fighter I & II

May 03, 2018 // Dennys Michelassi

Enquanto esperamos ansiosamente por Street Fighter 30th Anniversary Collection, pensamos em apresentar a história dos 12 jogos presentes na coleção ao longo de 30 anos de franquia. Seguindo em ordem cronológica, aprenda mais sobre o Street Fighter original e a série Street Fighter II em nosso vídeo retrospectivo narrado por James Chen!

STREET FIGHTER

O Street Fighter original (1987) apresentou os jogadores a Ryu e Ken, os dois únicos personagens jogáveis no jogo. Adon, Gen, Birdie e Sagat também estavam em Street Fighter como personagens não jogáveis e acabariam voltando para futuros jogos. Hadoken, Tatsumaki Senpukyaku e Shoryuken eram movimentos únicos que precisavam ser executados com precisão. Esses três movimentos continuam sendo um marco no repertório de Ryu e Ken.

STREET FIGHTER II

O jogo que mudou o gênero das lutinhas para sempre, Street Fighter II se tornou um fenômeno mundial devido a seus novos personagens e melhor jogabilidade. Todos os oito personagens jogáveis se tornaram lendas na história dos videogames e são facilmente reconhecidos até hoje, especialmente Chun-Li, a única lutadora do elenco. Em termos de jogabilidade, cada personagem também veio com seus próprios golpes icônicos, como o Sonic Boom de Guile, que permaneceu como parte de sua identidade até hoje. Movimentos normais agora podem ser sequenciados entre si ou com golpes especiais, criando o sistema de combos que hoje é presente em qualquer jogo de luta.

STREET FIGHTER II: CHAMPION EDITION

Adicionando os quatro Chefões – M. Bison, Vega, Balrog e Sagat – de Street Fighter II, o número total de personagens jogáveis se tornou 12 em Street Fighter II: Champion Edition. Além disso, ambos os jogadores podem agora escolher o mesmo personagem nas famosas “Mirror Matches”!

STREET FIGHTER II: HYPER FIGHTING

Atuando como uma atualização mais completa sobre Street Fighter II: Champion Edition, esta versão trouxe novos movimentos para alguns personagens, como uma bola de fogo de Chun-Li. A maior mudança foi o aumento da velocidade de batalha do jogo, aquecendo a cena competitiva nos fliperamas.

SUPER STREET FIGHTER II

Uma dramática re-imaginação do jogo de cima a baixo, Super Street Fighter II apresenta quatro novos personagens, novas telas finais, efeitos sonoros e muitas melhorias de qualidade de vida. Cammy, T. Hawk, Dee Jay e Fei Long entraram no ringue e se tornaram estrelas por mérito próprio. Um novo sistema de pontuação era usado durante as partidas e marcava pontos ao usar certos movimentos. Isso incluiu o primeiro uso de certas terminologias como “Reversals” e “First Attacks”.

Uma versão especial chamada Super Street Fighter II: The Tournament Battle será recriada na versão Nintendo Switch de Street Fighter 30th Anniversary Collection! Isso permite que até oito jogadores conectem seus sistemas Nintendo Switch para formar torneios locais, onde apenas um vencedor será coroado.

SUPER STREET FIGHTER II: TURBO

Considerada a versão final de SFII, Super Street Fighter II: Turbo introduziu Super Combos na série – movimentos poderosos que poderiam virar o fluxo da batalha. Combos no ar também foram adicionados, permitindo aos jogadores acertar oponentes no ar e fazer “juggles” com outros movimentos, incluindo Super Combos. Finalmente, Akuma fez sua primeira aparição como um chefão secreto e personagem jogável. Devido à sua popularidade, ele se tornaria parte regular da série Street Fighter posteriormente.

Apresentaremos em breve os vídeos retrospectivos das séries Street Fighter Alpha e Street Fighter III antes do lançamento de Street Fighter 30th Anniversary Collection no dia 29 de maio para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e Steam. Encomende já a versão digital no PS4, Xbox One ou Steam para receber gratuitamente o Ultra Street Fighter IV!